quinta-feira, 16 de abril de 2009

SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO: Crescer ou não crescer, eis a questão



Este case fala sobre o difícil dilema “crescer ou não crescer” enfrentado pelos donos da Fazenda São Pedro – uma tradicional fazenda do interior paulista, localizada no município de Ribeirão Preto / SP. Ao contrário da maioria das fazendas da região que cultivam cana de açúcar, os proprietários resolveram investir na venda de suco de laranja pronto para beber, que fez com que a empresa passa-se da condição de produtora para fabricante de suco, que são vendidos nos principais canais de varejo da região. Foi criada também uma marca forte, símbolo de suco natural: a Fazenda São Pedro. Os sucos eram vendidos em caixas “tetra - pack” nos tamanhos 1 e 2 litros, ocupando grande destaque nas gôndolas refrigeradas dos principais supermercados da região.

Foi identificado por um de seus proprietários a necessidade de expandir os negócios além das fronteiras da região para garantir a crescimento ou até mesmo a sobrevivência da fazenda. Outro acredita que uma melhoria na eficiência dos processos produtivos e uma diminuição nos custos, será o necessário para se manter os bons resultados por um bom tempo. Cabe ao presidente da empresa a responsabilidade pela tomada de decisão: crescer e comercializar o produto em outras regiões ou não crescer e manter-se produtivamente eficiente e com os custos controlados?

A decisão a ser tomada envolverá várias áreas da empresa e poderá significar o fim da empresa ou o início da abertura de novos mercados. Por isso eu acredito que as duas posições são importantes, mas que não deveriam ser colocadas separadamente, pois o vai garantir o sucesso da empresa é a gestão eficiente dos custos de produção. Por outro lado a abertura de novos mercados vai propiciar a abertura de novos mercados e conseqüentemente, a obtenção de novos clientes. Por isso se eu estivesse que tomar a decisão, decidiria por adotar as duas propostas. Primeiramente cuidaria da melhoria dos processos produtivos e logo em seguida partira para a conquista de novos mercados.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola, estou fazendo um trabalho na faculdade sobre essa empresa, e sobre esse tema, mas preciso de mais informacoes, alguem poderia entrar em contato?
meu e-mail é: ana.macedo@braziline.com.br

Obrigada

Ana Paula Macedo

 
BlogBlogs.Com.Br