
Em um belo dia como outro qualquer nasceu Google, site inovador de pesquisas que busca e relaciona qualquer tipo de conteúdo na internet, as empresas e pessoas começam a achar o sistema interessante e buscam colocar seu nome em primeiro lugar.
Empresas:
- Buscou Empresas eu quero que o primeiro nome seja o meu, eu pago.
Google:
- Pronto, seu nome em primeiro lugar..
Empresas:
- Ok, agora eu quero mensurar os resultados obtidos, quero saber quem está buscando? Fulano? quem é Fulano?
Google passa a rastrear todos IPS dos usuários que utilizam o sistema de busca, todas as palavras digitadas no quadradinho mágico (aquele que onde você digita a palavra e o google acha para você) e também os cliques seguintes. Google - Resolvido, tantas pessoas acessaram seu site, tantos % se interessam por isso, isso e isso. acessaram tal hora e ficaram tanto tempo. Sucesso!
Empresas:
-OK, mas onde essas pessoas moram? são homens ou mulheres? quem são é realmente, eu quero saber mais, preciso segmentar, entender melhor meus clientes, quero melhorar meu produto, vender mais, eu quero mais, mais e mais...
Google cria g-mail, popular correio eletrônico, acoplado com um sistema inteligente capaz de ler msgs e encontrar palavras-chave, Google sabe dos segredos de seus usuários. Nasce o orkut, capaz de descrever detalhadamente o perfil de cada usuário, que livros gostam, o que fez parte de sua infância e etc, Google fica sabendo mais dos seus usuários que seus próprios psicanalistas.
Agrega-se Google Eart, agora Google fica sabendo quase com 90% de certeza onde os usuários moram, levando em consideração que 95% das pessoas que acessão o Google Eart buscam primeiro o endereço de suas residências. Agrega-se youtube, acumulando mais, mais e mais....
Metade de todas as buscas da internet passam a ser feitas pelo Google, Google manda, determina o que será visto e o que vai desaparecer nas profundezas da internet.. Junto de tudo, a capacidade de informações pessoais que Google armazena a respeito dos seus usuários.
Google sabe quem são os usuários, BOOOOMMMM. Google pega tudo isso e coloca a venda, esta criado o mercado de "informações" do Google que cresce cerca de 200% ao ano.
Empresas
- UAAUUUUUUU!!!
As empresas vão ao delírio, pagam caro, Google passa a ser dono de 1/3 da toda grana que circula na internet. Empresas ficam satisfeitas, compram informações de todo o tipo do Google, em seguida buscam a DoubleClick que é dona de 2/3 da publicidade que circula na internet no mundo, passam anunciar com excelência e obter resultados incríveis. Uma bela manha de sol, vem Google e compra DoubleClick.
Agora Google sabe tudo sobre os usuários e pode colocar seus clientes nos lugares certo na hora certa, com isso passa a ser dono de metade da internet e de 2/3 da publicidade que circula nela, e até agora os usuários não se lembram de autorizar a venda de suas informações pessoais e de seus segredos mais íntimos. Contudo Google criou uma rede "perfeita", um negócio "perfeito", onde ele manda, quem busca informação nessa rede vive no mundo Google.
Google passa Monopolizar o mundo virtual, e isso causa preocupação e medo em Bill Gates, um antigo Nerd, que atualmente monopoliza o fantástico o mundo real. Uma nova guerra está por vir?
Don't Be Evil.
To be continued. ....
Nenhum comentário:
Postar um comentário