terça-feira, 24 de março de 2009

Ctrl C + Ctrl V: Empresas recorrem à web para relacionar-se com seus públicos

Duas notícias me chamaram a atenção nesta semana por envolverem redes sociais online e negócios.

A primeira, de um blog da Info, afirma que as corporações já percebem as limitações da publicidade tradicional e estão partindo para as redes sociais para promoverem produtos e serviços. A redes sociais se valem do boca-a-boca na web para potencializarem as informações de interesse da empresa. Vale lembrar também que este mesmo boca-a-boca pode ser desfavorável à empresa, quando os consumidores se sentem insatisfeitos com a experiência que tiveram com determinada marca/produto/serviço.

Outro ponto que vale mencionar é que as redes sociais exigem um engajamento e um envolvimento muito maior por parte não só dos consumidores (que têm que se dar ao trabalho de expor suas opiniões ou buscar informações) como também das organizações, que estão expostas e vulneráveis 24 horas por dia.

A falta de intermediários no trato com o consumidor final definitivamente é uma vantagem em relação às demais mídias.

A mesma notícia ainda destaca a questão dos orçamentos astronômicos antes destinados à TV e com a crise (que acarreta em desaceleração econômica), a tendência é a diminuição da verba e conseqüente alternativa aos meios alternativos.

Outra notícia que me chamou a atenção é em relação ao uso do twitter pelas empresas, publicada no IDGNow. A notícia elege 5 dicas para se usar o twitter de forma corporativa:

1) Defina um objetivo – um apelido para cada finalidade (lançamento, atendimento, divulgação, etc).

2) Siga as pessoas certas – que têm a ver com o universo o qual a sua empresa se insere.

3) Seja interessante – nem toda movimentação da empresa é motivo de comentários.

4) Não fique dentro do Twitter – não se restrinja apenas a um ambiente, promova os demais fóruns em que a empresa esteja presente.

5) Use as ferramentas certas – e alternativas para extrair mais do Twitter.

O que podemos extrair de ambas as notícias é que o mundo dos negócios está cada vez mais próximo das redes sociais online, mas que para isso, precisam-se de pessoas que conheçam e saibam lidar com esse novo ambiente.

Fonte: MLOG

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br