Duas notícias me chamaram a atenção nesta semana por envolverem redes sociais online e negócios.
A primeira, de um blog da Info, afirma que as corporações já percebem as limitações da publicidade tradicional e estão partindo para as redes sociais para promoverem produtos e serviços. A redes sociais se valem do boca-a-boca na web para potencializarem as informações de interesse da empresa. Vale lembrar também que este mesmo boca-a-boca pode ser desfavorável à empresa, quando os consumidores se sentem insatisfeitos com a experiência que tiveram com determinada marca/produto/serviço.
Outro ponto que vale mencionar é que as redes sociais exigem um engajamento e um envolvimento muito maior por parte não só dos consumidores (que têm que se dar ao trabalho de expor suas opiniões ou buscar informações) como também das organizações, que estão expostas e vulneráveis 24 horas por dia.
A falta de intermediários no trato com o consumidor final definitivamente é uma vantagem em relação às demais mídias.
A mesma notícia ainda destaca a questão dos orçamentos astronômicos antes destinados à TV e com a crise (que acarreta em desaceleração econômica), a tendência é a diminuição da verba e conseqüente alternativa aos meios alternativos.
Outra notícia que me chamou a atenção é em relação ao uso do twitter pelas empresas, publicada no IDGNow. A notícia elege 5 dicas para se usar o twitter de forma corporativa:
1) Defina um objetivo – um apelido para cada finalidade (lançamento, atendimento, divulgação, etc).
2) Siga as pessoas certas – que têm a ver com o universo o qual a sua empresa se insere.
3) Seja interessante – nem toda movimentação da empresa é motivo de comentários.
4) Não fique dentro do Twitter – não se restrinja apenas a um ambiente, promova os demais fóruns em que a empresa esteja presente.
5) Use as ferramentas certas – e alternativas para extrair mais do Twitter.
O que podemos extrair de ambas as notícias é que o mundo dos negócios está cada vez mais próximo das redes sociais online, mas que para isso, precisam-se de pessoas que conheçam e saibam lidar com esse novo ambiente.
Fonte: MLOG
terça-feira, 24 de março de 2009
Ctrl C + Ctrl V: Empresas recorrem à web para relacionar-se com seus públicos
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