domingo, 26 de abril de 2009

5 dicas para usarmos o Twitter nos nossos negócios

twitter icon pack
O Twitter começa agora a ser descoberto pelas empresas como uma poderosa ferramenta de interação com os seus clientes.

A possibilidade de comunicação directa com os clientes está a seduzir marketeers e gestores de todo o mundo.

Claro que como em quase tudo os Estados Unidos da América vão na dianteira, mas pela América do Sul e pela Europa já se começam a ver bons exemplos.

Ficam 5 dicas dadas por especialistas da “Computerworld” para utilizar o Twitter de forma correta nos seus negócios.

1) Definar objetivo
Quais são seus objetivos no Twitter? Falar com pessoas influentes em sua área? Ou comunicar sobre o lançamento de produtos.
Isso tudo vai definir as pessoas que devem fazer parte de sua rede. Mais importante: você deve criar um personagem que vai representar sua empresa no mundo virtual. Tentar ser várias coisas ao mesmo tempo pode passar uma imagem falsa.

2) Seguir as pessoas certas
É importante procurar pessoas que falem sobre sua companhia ou sobre o mercado em que ela está inserido. Também é importante acompanhar as conversas, antes de começar a dar palpites. Seguir clientes, fornecedores, colegas e pessoas reconhecidas em sua área não mostra apenas que você está disposto a ouvir - também é um sinal de vale a pena seguir sua identidade no Twitter. Além disso, é possível trocar mensagens diretamente com as pessoas envolvidas, o que ajuda a expandir seu relacionamento e o da empresa.

3) Ser interessante
Além de ouvir seus clientes e parceiros, é preciso usar a ferramenta para enviar mensagens que sejam interessantes, sejam elas notícias sobre sua empresa, dicas sobre como usar seus produtos e até mesmo uma informação divertida. Os usuários do serviço são muito sensíveis a tentativas de manipulação e mensagens parecidas com propagandas são descartadas rapidamente.

Mostrar interesse nas actividades dos usuários também é uma forma de ser relevante dentro da rede social.

4) Não ficar dentro do Twitter
Uma das coisas que torna a rede social relevante é a possibilidade de interação. As conversas que começam via pequenas mensagens podem se transformar em posts em blogs, álbuns no Flickr e vídeos no YouTube, afirma a consultora. Dessa maneira, as pessoas mostram o que têm em comum e acabam criando laços mais fortes.

5) Usar as ferramentas certas
A interface do Twitter pode ser um pouco confusa e não se encaixar em algumas tarefas. Felizmente, uma ampla variedade de ferramentas alternativas para o Twitter foi desenvolvida para quase todas as plataformas. Algumas simplesmente facilitam a realização de tarefas simples como enviar mensagens directamente, linkar automaticamente a buscas por palavras-chave e activar ou desactivar posts.

Fonte: Computerworld/EUA - por Logan Kugler

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br