quarta-feira, 29 de abril de 2009

Social Media Guideline, toda empresa vai ter um


As mídias sociais redefiniram as relações das empresas com o mercado. E o incidente que ocorreu com a Domino’s Pizza comprova, mais uma vez, sua força na disseminação de informações e deixa um alerta: a ameaça pode surgir de dentro das próprias empresas, e ignorar o fato de os funcionários serem antes de tudo usuários de mídias sociais pode ser fatal.

Porém, apesar de algumas empresas reconhecerem o poder das mídias sociais e o seu potencial impacto na reputação das marcas e produtos, poucas dedicam recursos para o seu efetivo monitoramento, e o desenvolvimento de estratégias para evitar e lidar com incidentes ainda é quase inexistente.

Hoje, além de monitorar o que falam seus consumidores na web, as empresas também precisam monitorar o que dizem seus funcionários. E a melhor forma de não se tornar uma vítima das circunstancias é deixar claro os limites dos dois lados: o da empresa e o do funcionário. Contudo, não basta apenas elencar uma relação de regras de conduta, é necessário esclarecer como funcionam as mídias sociais e os perigos nelas existentes, além de apresentar caminhos e possibilidades.

Algumas empresas já fizeram sua lição de casa e criaram seus Guidelines que, em alguns casos, se tornaram verdadeiras bíblias entre os funcionários. No entanto, nem sempre as políticas e guias de conduta são suficientes para reduzir as ameaças existentes, é preciso levar em conta a efetiva compreensão das vulnerabilidades por toda a empresa, só assim serão respeitados e praticados.

O curioso é que muitos desses guidelines estão disponíveis na web para qualquer um acessar. Penso que isso faça parte da estratégia das empresas, pois, à medida que vão divulgando para o mercado, e não apenas para os seus funcionários, as empresas demarcam seus territórios e deixam claro sua posição e o que esperam de seus profissionais.

Selecionei alguns guidelines que achei interessante:


Fonte: http://hsm.updateordie.com/uncategorized/2009/04/social-media-guideline-sua-empresa-vai-precisar-de-um/

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br