As mídias sociais redefiniram as relações das empresas com o mercado. E o incidente que ocorreu com a Domino’s Pizza comprova, mais uma vez, sua força na disseminação de informações e deixa um alerta: a ameaça pode surgir de dentro das próprias empresas, e ignorar o fato de os funcionários serem antes de tudo usuários de mídias sociais pode ser fatal.
Porém, apesar de algumas empresas reconhecerem o poder das mídias sociais e o seu potencial impacto na reputação das marcas e produtos, poucas dedicam recursos para o seu efetivo monitoramento, e o desenvolvimento de estratégias para evitar e lidar com incidentes ainda é quase inexistente.
Hoje, além de monitorar o que falam seus consumidores na web, as empresas também precisam monitorar o que dizem seus funcionários. E a melhor forma de não se tornar uma vítima das circunstancias é deixar claro os limites dos dois lados: o da empresa e o do funcionário. Contudo, não basta apenas elencar uma relação de regras de conduta, é necessário esclarecer como funcionam as mídias sociais e os perigos nelas existentes, além de apresentar caminhos e possibilidades.
Algumas empresas já fizeram sua lição de casa e criaram seus Guidelines que, em alguns casos, se tornaram verdadeiras bíblias entre os funcionários. No entanto, nem sempre as políticas e guias de conduta são suficientes para reduzir as ameaças existentes, é preciso levar em conta a efetiva compreensão das vulnerabilidades por toda a empresa, só assim serão respeitados e praticados.
O curioso é que muitos desses guidelines estão disponíveis na web para qualquer um acessar. Penso que isso faça parte da estratégia das empresas, pois, à medida que vão divulgando para o mercado, e não apenas para os seus funcionários, as empresas demarcam seus territórios e deixam claro sua posição e o que esperam de seus profissionais.
- IBM’s Social Computing Guidelines http://www.ibm.com/blogs/zz/en/guidelines.html
- Dell’s Online Communication Policy http://www.dell.com/content/topics/global.aspx/policy/en/policy?
- Intel Social Media Guidelines http://www.intel.com/sites/sitewide/en_US/social-media.htm
- Gartner’s Public Web Partcipation Guidelines http://blogs.gartner.com/gartner-public-web-participation-guidelines/
- United States Air Force “new media and the air force” http://www.af.mil/newmedia.asp
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