quinta-feira, 16 de abril de 2009

Shopping TOTAL

Este case fala sobre a quebra de paradigma que o Shopping TOTAL provocou no segmento de shoppings centers em Porto Alegre/RS. Como seria possível abrigar em um mesmo espaço lojas de pequenos empreendedores em instalações simples, junto com marcas consagradas e como um shopping com forte apelo em preço ter um conceito arquitetônico diferenciado? Essas foram algumas das muitas perguntas que os empreendedores tiveram que responder ao longo do tempo, mas nada disso seria possível sem uma análise e identificação das oportunidades em mercados não atendidos, adequando propostas mercadológicas com base nessas informações.

O shopping foi instalado no prédio da antiga cervejaria Brahma tombada pelo Patrimônio Histórico e que depois de revitalizado transformou-se em um ponto de lazer e turismo para a região. As negociações para a venda das lojas se iniciaram muito antes do shopping ficar pronto, sendo que meses antes da sua inauguração já tinham sido vendidas todas as unidades. O empreendimento veio suprir uma demanda que antes era renegada pelos seus concorrentes, que se focavam no mercado A e B. Assim os esforços mercadológicos foram direcionados para as classes B e C, que representam a maior fatia do mercado. A comunidade no entorno teve uma participação ativa durante a implantação do shopping, pois se preocupava em recuperar a história da antiga cervejaria e também com a segurança do local.

A comercialização das lojas teve um custo/benefício favorável aos novos proprietários devido à maneira que foi feita, ao invés de se cobrar uma valor variável, que é normalmente cobrado nos empreendimentos tradicionais, foi feito uma proposta de um valor fixo e todas as lojas eram entregues com uma infra-estrutura mínima para o seu funcionamento. O fator primordial para o êxito do projeto e na construção da imagem foi à criação de uma relação de parceria como os lojistas, pensando e criando um novo modelo de negócio, que teve como característica principal o cuidado com todos os detalhes que envolviam as ações com os diversos públicos do shopping. Tudo isso alinhado com uma correta conceituação e gestão de mix de lojas fizeram com que o Shopping TOTAL torna-se um enorme sucesso.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br